Ouvir ler com atenção é uma arte em si, que exige disposição de espírito e concentração. Ler em voz alta também pode ser uma forma de arte, pois ela é o produto de um desempenho artístico que exige sensibilidade, treino e empenhamento. É como se o texto fosse uma partitura, que só a voz do leitor é capaz de fazer soar.
No último dia de aulas do 1º período, a BE e os professores de Português, prepararam e ensaiaram alunos do 3º ciclo e do Secundário para o Concurso de Leitura em Voz Alta. Os cerca de 36 alunos que se inscreveram até ao dia 12 de Dezembro leram e interpretaram textos diversos: narrativos, poemas e outros de sua própria autoria, de uma forma expressiva, deixando a audiência muito satisfeita pela sua qualidade.
O Júri, composto por professores e alunos, atribuiu a sua classificação a cada um dos leitores que, depois de apurados os resultados, serão seleccionados para a 1ª eliminatória, a realizar no final do segundo período.
A lista dos alunos seleccionados só será revelada no início das aulas, no próximo mês de Janeiro. A Finalíssima será realizada no fim do ano lectivo e haverá prémios para os três primeiros classificados – 3º Ciclo e Secundário.
Foi excelente a participação de todos. Muitos parabéns!
Literatura em voz alta:
Concordo plenamente com o “saber ouvir” como uma arte igualmente merecedora de respeito. Ouvir com os olhos… parece uma anti-metáfora… Mas é o olhar que indicia a força com que o espírito absorve com prazer a melodia transparente ou colorida das palavras…
E, afinal, o computador não veio substituir o gosto pela leitura… Os jovens gostam de ler… basta haver quem os escute… basta que continuemos a desenvolver este tipo de actividades… Estamos todos de parabéns!!
GostarGostar