Neste mês de Fevereiro a equipa da Be dá especial valor a um conto de Mário de Carvalho, intitulado “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho” e que faz parte do programa da disciplina de Língua Portuguesa, do 8º ano de escolaridade.
A propósito da escolha deste tema, o autor refere que se inspirou para escrever a Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho nos engarrafamentos de Lisboa. “Imaginem que eu todos os dias, às nove da manhã passava por aquela Praça do Areeiro e me impacientava com todos aqueles carros que não andavam nem deixavam andar. Apliquei o tal “e se…” e resolvi complicar ainda mais o engarrafamento com mouros, etc. “
Visita a tua Biblioteca e aproveita para dares uma vista de olhos por esta exposição tão cuidadamente organizada pelo professor António José Pereira. Esperamos por ti!

Este conto de Mário de Carvalho remete-nos para um universo extraordinário. Tudo o que acontece, se passa na Avenida Gago Coutinho.
Para começar… Quem será Gago Coutinho? Hum…Será que não sabes? Então está na hora de descobrires em:
http://www.instituto-camoes.pt/CVC/ciencia/p25.html.
Certamente percebeste que a travessia do Atlântico Sul foi um feito notável e extraordinário. Este herói da aviação fez algo inaudito, ou seja, de que nunca se ouviu falar.
Ora aqui está!!! Será que a escolha da Avenida Gago Coutinho foi por acaso? Claro que não!…
Agora que já conheces esta personalidade histórica, que tal viajarmos até Lisboa? Vamos conhecer a Avenina Gago Coutinho.
http://www.worldmapfinder.com/Map_EarthMap.php?
Ora então entrem no aeroplano e vamos até lá. Façam uma boa viagem!
GostarGostar
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido no sentido de fomentar o gosto pela leitura, pela escrita e pela cultura literária… O Tozé organizou um trabalho interessante, que será “oficialmente” visitado pelos oitavos B e C, na próxima 5ªfeira.
Sugestão: Os sétimos e oitavos procederão ao estudo do texto dramático, no terceiro período. Almeida Garrett e Maria Alberta Menéres serão os autores de eleição. Se pudessem organizar algo a propósito destes autores, seria muito útil. Obrigada e muitos beijos deitados em pequenos papéis de poemas imensos…
GostarGostar