A Biblioteca da Escola Secundária associa-se às Comemorações dos 25 Anos de Escola e passa a apresentar as seguintes actividades já calendarizadas:
Escola Secundária de Lousada
Dia 1 de Outubro de 2008
18:00 h | Auditório Municipal Entrega dos Diplomas do Quadro de Valor e Excelência, Momento Musical (Colaboração do Conservatório do Vale do Sousa) e Jograis
Dia 10 de Outubro de 2008
21:00 h | Auditório da Escola Tertúlia – 25 Anos de Sentires
Dia 17 de Outubro de 2008
17:00 h | Refeitório da Escola Celebração Eucarística em Acção de Graças pelos 25 anos de caminho em conjunto, recordando os companheiros ausentes
Dia 24 de Outubro de 2008
21:30 h | Auditório Municipal
Julgamento do Galo
Edição Especial da Revista “Com Pias e Cabeça”
Exposição de trabalhos de alunos e ex-alunos
Edição de Medalha Comemorativa

É muito interessante poder juntar-me à comemoração dos 25 anos desta escola onde exerço a minha actividade já há alguns longos anos. Mas mais do que felicitar todos os meus colegas, alunos e pessoal não docente e reter na memória aqueles que já “partiram”, como os saudosos professores Lino Soares e Adelina Cardoso, Sr. Leal, Auxiliar de Acção Educativa e tantos alunos, gostaria de deixar hoje aqui um curioso apontamento do antigo Presidente do Conselho Directivo desta escola, professor Adolfo Teles, no ano de 1992, que numa entrevista ao antigo jornal escolar “O Pias” contou uma pequena lenda sobre a Mata das Almas – onde está situada a Secundária – que passo a citar: “Em tempos remotos, o local tinha uma configuração sinistra, constituída por um pinheiral deserto e sombrio, atravessado por um caminho isolado e solitário. Em noite de invernia impenitente, o vento sibilava com uivos aterradores, as aves nocturnas piavam em cantos lúgubres e terríficos. As pessoas diziam que o pinheiral era “assombrado”, que aí vagueavam os espíritos malignos e as almas condenadas às penas do Inferno. Daí a designação de “Mata das Almas”.
…e porque a vida de uma escola também se faz de histórias e de memórias que crescem com o tempo aqui deixo os meus parabéns a todos os que cá estão e aos que por aqui passaram e a tornaram naquilo que ela hoje é. Afinal não somos mais do que uma reunião de vidas.
Graça Coelho
GostarGostar