Na disciplina de História, com a professora Rosário Gonçalves, e no âmbito da pesquisa histórica os alunos do 11º I, J e H desenvolveram uma pesquisa super interessante de fotografias e dados relativos relativos às datas de nascimento dos seus familiares. Destes trabalhos expostos na nossa Biblioteca há a referir a descoberta fascinante e o reforço dos laços familiares, pois este foi um motivo muito forte para os alunos envolvidos falarem, questionarem e escutarem os seus pais, tios e avós, uma imprescindível ajuda para a concretização desta actividade.
Segundo a professora dinamizadora desta actividade “elaborar um álbum fotográfico de memórias familiares que abranja um período alargado (alguns alunos conseguiram reunir informações que remontam ao século XIX e identificar várias gerações) foi um trabalho de pesquisa histórica relevante e apropriado a alunos que frequentam o secundário na área de Humanidades, enquadrado na Unidade 2 (módulo 6) – «A Sociedade Industrial e Urbana – unidade e diversidade da sociedade oitocentista». Um desafio lançado, no início do ano lectivo, que permitiu aos alunos trabalharem as fontes orais (notáveis que são os bisavós/avós e toda a “rede” familiar) e a fotografia (uma fonte histórica preciosa e um registo visual do tempo que passa e que tende a perder-se/a deixar de conseguir, pelo esquecimento, “falar”). Felicito todos os meus alunos que se empenharam nesta, árdua tarefa e congratulo-me pela rememoração dos laços familiares de cada um, a rememoração de cada um de nós (marcas de um tempo, marcas de um lugar...)”. Parabéns professora Rosário!







Elaborar um álbum fotográfico de memórias familiares que abranja um período alargado (alguns alunos conseguiram reunir informações que remontam ao século XIX e identificar várias gerações)foi um trabalho de pesquisa histórica relevante e apropriado a alunos que frequentam o secundário na área de Humanidades, enquadrado na Unidade 2 (módulo 6) – «A Sociedade Industrial e Urbana – unidade e diversidade da sociedade oitocentista». Um desafio lançado, no início do ano lectivo, que permitiu aos alunos trabalharem as fontes orais (notáveis que são os bisavós/avós e toda a “rede” familiar) e a fotografia (uma fonte histórica preciosa e um registo visual do tempo que passa e que tende a perder-se/a deixar de conseguir, pelo esquecimento, “falar”). Felicito todos os meus alunos que se empenharam nesta, árdua, tarefa e congratulo-me pela rememoração de laços familiares de cada um, a rememoração de cada um de nós (marcas de um tempo, marcas de um lugar). Rosário
GostarGostar
A nossa professora Rosário tem ideias fantásticas… este trabalho foi um grande incentivo à nossa cultura familiar.
Eu gostei imenso e felicito a professora por esta grande ideia:-)
Espero que toda a nossa comunidade goste deste trabalho, pois são trabalhos realizados com gosto e empenho.
filipa borges
GostarGostar