Sabe-se que o sucesso escolar resulta da combinação de diversos factores e não apenas da inteligência natural do aluno. Então quando se trata de uma criança (ou jovem) chegada a um país estrangeiro. Aspectos como a preparação linguística construída a partir das bases necessárias para que possam vir a acompanhar o nível dos alunos portugueses, o entusiasmo proveniente da compreensão das várias matérias e do sentimento de que são respeitados como pessoas de uma língua diferente e a segurança de poderem ter como referência permanente uma professora de apoio constituem factores muito importantes e, na maioria das vezes, decisivos.
À professora Eugénia Gomes, em particular, cabe um dos papéis mais relevantes. O de mediadora linguística e cultural, capaz de os ajudar não só a apreenderem o máximo da língua e da cultura da sociedade de acolhimento como o da esperança de uma melhoria nos resultados académicos e de maior contentamento e auto-confiança.

De facto, qualquer jovem precisa de se sentir acarinhado pela escola. Não é o afecto e a atenção que os alunos recebem neste espaço que os tornam mais indisciplinados. Há que agir de forma severa quando a indisciplina se insurge. Há que apoiar o professor quando um aluno não segue as regras na sala de aula e é “castigado”. A educação numa sala de aulas e o respeito pelo trabalho de um professor é o pilar máximo da formação de qualquer jovem responsável, autónomo e confiante.
Os alunos oriundos de outros países têm demonstrado que o papel de uma professora carinhosa, atenta às necessidades de cada um e exigente no que diz respeito às aprendizagens a todos os níveis, é fundamental para um crescimento interior e uma adaptação progressiva à realidade do país em que se encontram. Esse país é o nosso e começa na nossa escola com a professora Eugénia sempre pronta a ensinar e a orientar com um sorriso.
GostarGostar
Parabéns amiga Eugénia!!
Parabéns pelo teu desempenho e sobretudo pelo teu humanismo.
Um grande Bem haja para a professora, colega e amiga.
Celeste Castelo
GostarGostar
Penso que a chave de sucesso da Professora Eugenia é:
A humildade nunca diminui…
assim como a vaidade não engrandece!
Pior do que a arrogância e o pedantismo
é ter-se a veleidade de pensar
que a nossa suposta superioridade
reside no egocentrismo do que pensamos…!
Por praticar isso é que este ser humano é tão acarinhado por todos nós “Escola”
Venham mais pessoas assim.
A HUMILDADE É A MÃE DA SABEDORIA!!
GostarGostar
Olá a todos ……….
Depois de dar uma vista de olhos mais a fundo no site da V/ escola, acreditem que no meu imaginário gostava de ser aluno, nem que seja só por um dia, da Profª Eugénia Gomes.
Mas ser professor também é bom, dedicar o nosso melhor, horas e horas a fio, os alunos merecem e a recompensa vem quando não a esperamos.
Assim como a Profª Eugénia merece o poema que transcrevo como aluno no meu imaginário.
À Profª Eugénia que merece ……
No seu caderno de imaginação
Só lá existe alegria
Ilusão ou fantasia
O que a professora tem na lição
Estarão lá palavras belas
Feitas com gosto de sonho e ilusão
Desenhadas por si a lápis de carvão
Ou pintadas sobre telas
No seu caderno de imaginação
Não há só palavras em LM ou em PLNM belas
Há outras que são aquelas
Que existem no seu coração
À Profª Eugénia que merece a dedicação
Lembre-se que melhor é sempre possível
Fico satisfeito pelo seu interesse e participação
À Profª Eugénia desejo bom sucesso pelo bom nível.
Cumps
Alberto Martins – Sintra
GostarGostar