Uma das razões por que nos atrai (ou não) ler, é a relação que tivemos com os livros desde crianças!
Se desde o nosso nascimento, e ao longo do nosso desenvolvimento, os nossos pais e a nossa família nos fizessem sentir o grande valor daquilo que lemos e como isso é divertido e útil para a nossa vida inteira, sem dúvida que nos estariam a dar a ferramenta mais poderosa de todas, especialmente num mundo globalizado, onde há muita informação escrita disponível. Ser capaz de ler, compreender, sintetizar e selecionar a informação escrita é a chave para aprendermos adequadamente.
Hoje os livros têm um concorrente feroz: os videojogos. As crianças aprendem mais facilmente a usar um telemóvel, ou um tablet, do que a ler um livro. Não é que os jogos sejam maus pelo facto de serem jogos, mas os pais devem ter o máximo cuidado com o tipo de jogos que o filho utiliza. Devem incentivar aqueles que lhe dão algum benefício. Por exemplo, nas férias, é mais fácil “entreter” uma criança por muitas horas com um videojogo ou com a televisão. É por isso que é importante ajustar os tempos em que a criança fica exposta a videojogos, internet ou programas de televisão…
Aproveite as férias para expandir os tipos de textos e os conteúdos das leituras dos seus filhos.
Estimule os seus filhos a ler nas férias! Há crianças que preferem ler Banda Desenhada. Outras adoram ilustrações. As aventuras também são um bom começo. Converse sempre com eles e ajude-os a entender aquilo que leram. Incentive-os de forma a que, pouco a pouco, também passem a ler outros formatos, tais como livros de histórias ou contos, revistas, receitas e até mesmo pequenas notícias do jornal.
E não esqueça! Passeie e converse sempre com eles!
Boas férias!
