Hoje, pelas 18 horas, o Auditório Municipal foi palco da apresentação de dois livros: “A incrível história dos bacalhaus voadores“, de António Torrado e ilustrações de António Pilar e “Cartas à minha terra“, de José Fanha e ilustrações de Rachel Caiano.
Uma boa posta de bacalhau assado pode provocar reações incontroláveis. “Há que ter muito cuidado com o que se come ou bebe”, disse o Homem Invisível, cientista audacioso que acompanha jovens exploradores na descoberta de Lousada e arredores. Mas não é preciso acreditar no que a história conta. A ficção tem essa vantagem: um pé na realidade e outro pé no ar…
Despretensiosamente, António Torrado, que ocupa a centralidade consensual de escritores com vasta e apreciada obra, correspondeu ao desafio que lhe foi lançado de destacar Lousada como merece esta vila que quer continuar a ser vila.
em “A incrível história dos bacalhaus voadores“, António Torrado
Estas são as duas mais recentes obras literárias editadas pela Câmara Municipal de Lousada e que se destinam aos alunos do 4.º e 6.º ano que frequentam as escolas do concelho.
Nasci aqui em Lousada e o meu nascimento foi um acontecimento de primeiríssima importância para mim e para os meus pais. Se não fosse eu ter nascido, não estava agora a escrever esta carta e outras cartas sobre a minha terra para explicar a todos porque é que Lousada é a terra mais bonita do mundo.
em “Cartas à minha terra“, José Fanha
Amanhã, sexta-feira, os autores visitarão as escolas para oferecerem os livros aos meninos e meninas. Todas as bibliotecas escolares concelhias serão também contempladas com alguns exemplares para o seu fundo documental.