VII Jornadas da RBL: “Património, memórias de nós”

Padrão

“Património   memórias de nós”

Decorreu, nos passados dias 26 e 27 – sexta e sábado – no Auditório Municipal de Lousada, a 7.ª edição das Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada. Na sessão de abertura, e na presença da Dra. Teresa Calçada e do Presidente da Câmara, foi feita a assinatura do Acordo de Parceria entre o Plano de Leitura 2027 e o Município de Lousada.

O final da manhã contou com a apresentação de um excerto do espetáculo Fado, pela Jangada teatro.
Durante a tarde houve uma sessão de formação com Lurdes Mata, a que se seguiu o tema “Gastronomia também é Património” com a jornalista Teresa Conceição.
No final da tarde do primeiro dia de trabalhos foram conhecidas as Boas Práticas em Rede.

O nosso Agrupamento apresentou um painel sobre o tema: Património literário e arquitectónico, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos letivos nas sete escolas, a partir do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, em que estiveram presentes a coordenadora da biblioteca do nosso agrupamento, Graça Coelho, e a professora bibliotecária Emília Oliveira. Nesse painel as bibliotecárias apresentaram os dois livros quase publicados: um, uma antologia de textos dos alunos vencedores nos 11 anos consecutivos do Concurso Álvaro Feijó, e outro, “O que as pedras nos contam”, resultado de uma parceria com o Serviço Educativo da Rota do Românico, ali também representado pelo Dr. Joaquim Costa, seu Técnico Superior.

No segundo dia a abertura dos trabalhos esteve a cargo de  Deana Barroqueiro e o tema “Lousada, o Românico e a História”. No final da manhã, Rui Vieira Nery falou sobre “A música enquanto reinvenção do Património”.

De tarde abordou-se o tema “As Manualidades enquanto Património”, com Susana Sauvarin e Francisco Laranjo, e “Como se protege um Património como a Língua” que contou com as intervenções de Edite Estrela e Nuno Camarneiro.

O final dos trabalhos teve a atuação do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Senhora Aparecida.

Deixe um comentário