As Nações Unidas declararam 2020 como o Ano Internacional de Saúde Vegetal (IYPH).
Esta resolução tem como objetivos aumentar a compreensão global sobre como proteger a saúde das plantas e ajudar a acabar com a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento económico.
De modo a melhorar o futuro do planeta, tornando-o mais verde e limpo, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030. Foram definidos 17 objetivos, que pretendem impulsionar e restituir um planeta mais saudável às gerações futuras. Nestes objetivos, também se contemplam assuntos alusivos aos Direitos do Homem como, por exemplo, a erradicação da fome e a diminuição de conflitos. No âmbito da sustentabilidade alimentar, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) apresentou cinco eixos principais para desenvolver o tema.
Deste modo, a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) desenvolveu este e-book como um meio para a reflexão a respeito da sustentabilidade alimentar e da importância desta na alimentação diária dos cidadãos.