Webinar Livro-objeto com Ana Margarida Ramos

Padrão

9 abr. | 18:30h


Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil o PNL2027 convida à criação de um “livro-objeto”.

O convite, dirigido a educadores, professores do 1.º ciclo e outros participantes interessados (famílias, mediadores, ilustradores/ autores, …), subentende o envolvimento das crianças e dos alunos na sua criação. A forma e o tema são escolha de cada grupo/turma participante.

Os trabalhos devem ser submetidos pela escola-sede dos Agrupamentos, até ao dia 24 de maio, no formulário Livro-Objeto, onde conste a hiperligação de acesso ao vídeo de apresentação e uma fotografia do livro-objeto criado. O vídeo (trailer), com duração máxima de 1 minuto, deve mostrar o valor criativo, estético, lúdico e formativo do livro. No Dia Internacional da Criança, os melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e no portal do PNL2027 e os autores receberão prémios-surpresa.  

Para falar connosco sobre o conceito de “Livro-objeto”, Ana Margarida Ramos esteve em direto no Youtube e no Facebook do PNL2027, no dia 9 de abril, pelas 18:30h.

Consulte aqui a apresentação Livro-objeto: o relevo da materialidade no processo de leitura.  

Ana Margarida Ramos é doutorada em Literatura e professora catedrática do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. é autora de uma extensa obra científica, publicada em revistas nacionais e estrangeiras. Como convidada tem participado em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais.

O livro-objeto distingue-se por romper com o formato tradicional, mantendo contudo elementos da materialidade do livro – formato, papel, encadernação, acessórios, dimensão, impressão…-, mas interagindo com o leitor de uma forma mais lúdica, dinâmica, apelando à curiosidade, descoberta, manipulação e permitindo ao leitor um papel mais ativo.

“Enquanto objeto experimental, claramente destinado a explorar as possibilidades e os limites do livro, os livros-objeto contemplam a dimensão física, interativa, lúdica, experimental/laboratorial, tirando partido da materialidade do livro e da sua construção”  Ramos, A. M. (org.) (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia.

Deixe um comentário