Biblioteca homenageia o PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2022

Padrão

Em outubro, a Biblioteca da EBLC expõe cartazes alusivos ao Prémio Nobel da Paz 2022.

“O comité do Prémio Nobel honrou três campeões dos Direitos Humanos, da democracia e da coexistência pacífica nos países vizinhos Bielorrússia, Rússia e Ucrânia. Eles honram a paz e a convivência, uma visão tão necessária no mundo de hoje”.

Vencedores do prémio 2022:

O ativista Ales Bialiatski, atualmente preso na Bielorrússia “em condições desumanas“, foi fundador do centro para os Direitos Humanos Viasna (que significa primavera), e é um dos principais nomes da oposição ao atual presidente do país, Aleksandr Lukashenko, aliado de Vladimir Putin.

A organização internacional russa pelos Direitos Humanos Memorial – surgiu durante os anos da Perestroika no final dos anos 80, com o objetivo de documentar os crimes cometidos na URSS durante o séc. XX  (o Grande Terror e os Gulag) .

A organização ucraniana Centro para as Liberdades Civis – fundada em 2007 em KievUcrânia, com o objetivo de pressionar o governo da Ucrânia a tornar o país mais democrático. Após a invasão russa em 2022, começou a documentar os crimes de guerra russos.

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

Deixe um comentário