Ontem, quarta-feira, dia 30, pelas 14H30, os alunos do 11.ºF e a professora Elvira Fernandes, com a colaboração da professora bibliotecária Graça Coelho, realizaram o segundo encontro presencial do projeto “Laboratório de Palavras”, na biblioteca da nossa escola!


Nesta sessão, os alunos e as professoras estiveram à conversa com a professora Emília Ferreira, autora do livro Contradições da Vida de um Poeta, proposto para o fórum de leitores!
Nesta tertúlia à volta do livro, os alunos puderam escutar a autora, colocar-lhe questões, exprimir as suas impressões sobre a leitura e, sobretudo, entender que a escrita pode ser um refúgio, “alguém” que nos ouve e não nos julga, o espaço onde podemos dizer o que sentimos sem sermos julgados. Como referiu a professora Emília, “é dos sonhos que vamos construindo a nossa vida” e a leitura faz-nos sonhar…
Parabéns por esta iniciativa literária, por esta “mesa redonda” à volta das palavras que os livros transportam, para que não morram nas estantes das bibliotecas das escolas, das nossas casas… Fico feliz pelo simples facto de perceber que ainda há gente que lê, que sabe ler para além dos meros símbolos gráficos, que vai levantando a “poeira” das folhas adormecidas pelo peso avassalador das novas tecnologias… (…) E é destes sonhos que vamos construindo a nossa vida e acreditando que há sempre, algures, uma portinha aberta para saborearmos a alegria da liberdade. A ler, descobrimos tantos mundos em nós e aprendemos a ser um pouquinho mais dos outros, sem perdermos a nossa identidade! Boas leituras!
Professora Emília Ferreira, autora do livro Contradições da Vida de um Poeta.
Não posso deixar de enfatizar esta iniciativa “laboratorial”, em que as palavras andaram na mais “objetiva experiência”, entre alunos e professoras, na biblioteca, sempre em busca de um qualquer sentido que cada um lhe quis dar.
Apareceram muitos alunos e foi um gosto com eles falar, mas um que fosse apenas, e já teria feito muito sentido esta conversa em torno da escrita.
Parabéns, Elvira, pela atividade, e obrigada pelo convite; obrigada, Graça, pela colaboração; obrigada, alunos, pela vossa presença e participação.
GostarGostar