
Inserido no projeto plurianual da Escola Secundária, intitulado A Voz que damos aos Livros, e coordenado pela professora Conceição Brandão, decorreu, hoje pela manhã, no auditório da Secundária, a palestra “Em Todos os Sentidos: crónicas do tempo que passa”, com a presença da escritora Lídia Jorge.







Esta é a segunda vez que a escritora marca presença na nossa escola, no contexto do projeto A voz que damos aos Livros. O tema da mulher e da sua solidão e, principalmente, da relação que esta estabelece com a História recente do seu país, é uma preocupação central da obra de Lídia Jorge.
“Em Todos os Sentidos” é um conjunto de crónicas que Lídia Jorge escreveu e leu, ao longo de um ano, aos microfones da rádio que, como ela refere, “corresponde a essa definição – são crónicas que encaram de frente a fúria do mundo contemporâneo, interpretando os seus desafios, perigos e simulacros com um olhar crítico acutilante. […] No interior deste livro, há páginas inesquecíveis sobre a vida humana”.
O destaque vai para o facto de este encontro/reflexão ter sido muito enriquecedor, pois não só se falou de leitura, como do seu papel na formação humana e social e na compreensão do Mundo.
Lídia Jorge é uma escritora com uma obra notável e uma dimensão humana que não deixou a plateia do Auditório da nossa Escola Secundária indiferente.
Os alunos e a sua professora, Conceição Brandão, estão de parabéns por uma iniciativa tão prestigiante para o nosso Agrupamento.
Obrigada pela partilha. Foi uma manhã muito rica, onde se falou de literatura e do seu papel na formação humana e social. Os jovens aderiram de forma entusiasmada à sessão, colocando questões e contribuindo de forma incontornável para o sucesso deste evento.
Lídia Jorge é uma escritora com uma obra notável e uma dimensão humana que não deixou ninguém indiferente.
GostarGostar
Concordo. Hoje, toda a audiência teve um enorme interesse pela palestra e um comportamento exemplar. PARABÉNS!
GostarGostar