Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2024, por isso, no dia 28/10. O mote lançado para este ano foi: Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!
O aumento da diversidade de nacionalidades tem sido um grande desafio nas escolas portuguesas e o concelho de Lousada não é exceção! Este fenómeno tornou as bibliotecas escolares num dos polos privilegiados de acolhimento e de integração dos alunos imigrantes.

Consoante os países de origem dos alunos, as atividades da biblioteca escolar também são adaptadas e diversificadas. Para além do seu serviço de referência, presencial e a distância, com qualidade e rigor, ainda favorece a mediação entre as suas necessidades e a informação. E há que salientar, também, o trabalho de integração que é feito ao nível dos afetos e, depois, a pouco e pouco, ao nível curricular. No balcão desta biblioteca, muitas vezes, reparamos que os alunos que chegam à escola sem saberem falar português, são rápidos a aprender a nova língua e, frequentemente, são o grande suporte e guia das famílias.
O sistema educativo português enfrenta um dos seus maiores desafios de sempre: a integração dos alunos estrangeiros. As dificuldades são ainda muitas, mas as respostas tardam a chegar.