“O que as pedras nos contam“
“O que as pedras nos contam” foi o título de um projeto de trabalho que partiu de uma parceria entre a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Lousada e o Serviço Educativo da Rota do Românico, sediada em Lousada.
Foram objetivos do Projeto: Aprender com a Biblioteca Escolar; Trabalhar de forma articulada (horizontal e vertical) nos diferentes anos de escolaridade; Sensibilizar os alunos para o conhecimento e formação sobre o Património histórico, arquitetónico e cultural da região; Despertar para a sua apropriação e preservação; Disseminar boas práticas no âmbito da Literacia da Informação; Partilhar experiências diversificadas.
Níveis de escolaridade envolvidos: Pré-escolar, 4.º ano do 1.º ciclo, 5.º ano do 2.º ciclo, 7.º ano do 3.º ciclo e o 10.º I (turma de Artes do secundário).
Disciplinas envolvidas: Português, História, Geografia, Matemática, Educação Visual, Desenho e Geometria e História da Cultura e das Artes.
COMO FORAM CRIADOS OS GUIÕES “APRENDE A ESTUDAR”?
Portanto, no que dizia respeito à disseminação de boas práticas no âmbito da Literacia da Informação, a equipa desta Biblioteca preparou um conjunto de guiões intitulados “Aprende a estudar” que funcionaram como “ferramentas”|instrumentos de apoio a aprendizagens variadas: 1. fazer um trabalho individual, 2. apresentar a bibliografia desse trabalho, 3. fazer um resumo, 4. elaborar um relatório de uma visita de estudo, 5. elaborar fichas de leitura.
Deste modo, a relação entre a literacia da informação e a biblioteca da escola tem levado a que se repense a importância do “aprender a aprender” em detrimento da simples aquisição de conhecimentos. Os alunos aprenderão, em contexto de sala de aula, todos os passos que devem trilhar para aprender a pesquisar e a elaborar documentos importantes, valorizando-se, cada vez mais, as capacidades de estudo e de aprendizagem ao longo da vida.
Podes consultar aqui o projeto “O que as pedras nos contam”»»»
