Capitão de abril na escola

Padrão

Hoje de manhã, dia 19 de abril, o Coronel Sousa e Castro conversou com os alunos de História A, da Escola Secundária de Lousada.

Esta atividade, integrada na Comemoração dos 50 ANOS do 25 de ABRIL deste agrupamento, foi dinamizada pela Coordenadora da Biblioteca e teve o apoio da Câmara Municipal.

O Sr. Coronel conversou com os alunos sobre a sua juventude, a escolha sua carreira militar; com apenas 22 anos cumpriu a sua primeira comissão de serviço em África, salientou o desgaste das forças militares portuguesas no teatro das guerras coloniais durante 13 anos, a coragem dos soldados portugueses, a consciência da injustiça da guerra e a preparação da revolução na clandestinidade, desde junho de 1973.

Destacou as várias reuniões nos quartéis militares, sem que os membros da PIDE/DGS delas tomassem conhecimento, a experiência militar e a grande coragem e determinação dos capitães e dos seus soldados, e o momento em que foi desencadeada a operação militar revolucionária, de forma a evitar que causasse mortos e feridos.

Os alunos tiveram um comportamento exemplar, revelaram um enorme interesse e colocaram algumas questões. No final, deixou-lhes uma mensagem: “Façam tudo o que puderem na vida, mas não deixem de defender o valor da LIBERDADE, porque ela é a base da vivência de um povo!

Muito obrigada pelo seu testemunho e pela LIBERDADE, Sr. Coronel Sousa e Castro!

Foi uma honra!

Deixe um comentário